Menopausa, Climatério e Terapia de Reposição Hormonal

Menopausa, Climatério e Terapia de Reposição Hormonal

A menopausa e o climatério são fases naturais da vida da mulher, marcadas por mudanças hormonais significativas que podem gerar sintomas como ondas de calor, irritabilidade, insônia, esquecimento, secura vaginal, cabelos enfraquecidos e diminuição da libido. Durante esta fase, é essencial ter o acompanhamento de um ginecologista especializado em menopausa para diagnosticar, tratar e proporcionar melhor qualidade de vida à mulher.

Dúvidas Frequentes

A menopausa é marcada pela data em que ocorre a última menstruação da vida de uma mulher, quando os ovários cessam a produção de hormônios femininos. Ela determinada após um ano sem menstruações.

O climatério é o período de transição que antecede a menopausa, podendo durar vários anos após a última menstruação.

Os sintomas mais comuns incluem ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, alterações de humor, insônia, cabelos enfraquecidos, pele seca, diminuição da libido e alterações no metabolismo, como ganho de peso.

A idade é variável e ocorre entre quarenta e cinco e cinquenta e cinco anos. No entanto, para algumas mulheres, a menopausa pode acontecer antes ou depois destas idades, chamadas de menopausa precoce e menopausa tardia, respectivamente.

Existem diversas opções de tratamento, incluindo a Terapia de Reposição Hormonal, repondo os hormônios que o corpo deixa de produzir. Também podemos utilizar medicamentos não hormonais e terapias alternativas em casos de contraindicação à Terapia de Reposição Hormonal. Em qualquer situação, faz parte do tratamento a inclusão de hábitos de vida saudáveis para melhora da qualidade de vida como um todo.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é um dos tratamentos que podem ser indicado para mulheres que enfrentam os sintomas da menopausa e do climatério. Ela tem como objetivo equilibrar os níveis hormonais, promovendo alívio dos fogachos (ondas de calor), melhora do sono, do humor, da libido e dos diversos sintomas presentes nesta fase da vida.

Além disso, a TRH pode trazer benefícios importantes para a saúde geral da mulher, como a prevenção da osteoporose, redução do risco de Diabetes tipo II, melhora do colesterol.

A reposição hormonal é sempre personalizada, e pode ser feita de diferentes formas:

  • Via oral (comprimidos)
  • Transdérmica (adesivos ou géis aplicados na pele)
  • Vaginal (cremes ou comprimidos)

A escolha da melhor via, dose e tipo de hormônio depende de diversos fatores como idade, sintomas, presença de útero, exames laboratoriais, histórico clínico e fatores de risco individuais.

Por isso, é fundamental que a TRH seja indicada e acompanhada por uma ginecologista de confiança, com base em uma avaliação cuidadosa e individualizada. Cada mulher vive essa fase de forma única — e o tratamento deve respeitar essa individualidade.

Agende hoje mesmo sua consulta com a Dra. Bárbara Oliveira!

Fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento para realizarmos o seu agendamento: